Boa leitura
Gut
zu lesen
Хорошо читать
Good read
Labi lasīt

domingo, 19 de abril de 2009

Heron (Herão) de Alexandria.

Heron de Alexandria (10 d.C. - 70 d.C.) foi um sábio do começo da era cristã. Engenheiro Grego, Heron esteve ativo em torno do ano 62. Era reconhecido nas Alexandrias e em Roma. Mecanismos que, ele projetou na época, para a grande maioria dos cidadãos era a mais pura mágica, no entanto para ele era a mágica da ciência. Pura física e matemática.

Nos grandes templos, desenvolveu um mecanismo para que as portas se abrissem "automaticamente" depois da oferenda dos sacerdotes. Eles ascendiam uma pira de fogo em frente as portas e faziam as oferendas. Enquanto isso, sob o solo do templo, o fogo aceso gerava ar quente e vaporizava água em recipientes e estes faziam um certa pressão, pressão esta usava o contra-peso para abrir as portas.

Também foi o criador da 1ª máquina caça-níquel do mundo.
Ele já sabia como atrair as pessoas até os templos, mas os sacerdotes ainda precisavam de maneiras inteligentes de tirar o dinheiro das pessoas.
Heron criou a "máquina de água benta". Era uma fonte, em que as pessoas depositavam uma moeda e depois disso uma torneira derramava uma quantidade exata de água benta para os "crist-mans"
Isso consistia apenas em a moeda solta dentro da fonte, cair pelo interior da mesma e abaixar uma alavanca. Esta abria uma torneira de água. Mágica de novo :)

Não bastava para Heron apenas fazer estes truques, ele se envolveu a arte da guerra, automatizando-a. Criou a primeira Metralhadora (vitoriana), a catapulta Grega. Disparava flechas a uma longa distância e com muito mais força. Foi muito útil para o império Romano já que estes precisavam protejer um amplo espaço de terras.

Depois disso ele quis entreter.
Os teatros nas Alexandrias eram fonte de cultura, política, religião...E ele era fascinado por tudo isso, então descobriu um jeito de se aproximar disso, criando melhorias para o teatro. Com areia gerando peso, puxando cordas ligadas em eixos, conseguiu movimentar cenários inteiros e fazer peças apenas com cenários e efeitos sonoros.

Além de tudo isso, ele criou o motor a vapor. Sim. Mesmo naquela época não tendo a repercussão merecida, foi ele o inventor. Poderia ter causado uma revolução industrial naquela época se o motor não tivesse sido encarado como brinquedo e se na idade média, os estudiosos não tivessem desprezado os estudos de Heron.




Hoje em dia nossa técnologia não é nada. Heron já usava a base de programação de computadores na época, que só a "pouco" tempo descobrimos realmente.
Tentamos apenas descobrir tudo que gênios daquela época faziam :)

3 comentários:

  1. E eu achando que eu era um pessoa importante na vida por saber programar '-'

    ResponderExcluir
  2. Tu nao é um programador, tu faz programa.

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaaaaaaaaaaaaaa,depois dessa eu me calo.
    E vou é tratar de estudar história de uma vez, vai que eu ganho o Nobel de Física assim. O_O

    ResponderExcluir

Que seja produtivo! Maldito! hahaha