Boa leitura
Gut
zu lesen
Хорошо читать
Good read
Labi lasīt

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Da expropriação da população primitiva

" Os despojos dos bens da Igreja, a alienação fraudulenta dos domínios do Estado, a pilhagem dos terrenos comunais, a transformação USURPADORA e TERRORISTA da propriedade feudal e mesmo PATRIARCAL, em propriedade PRIVADA moderna, a guerra às cabanas, foram os processos IDÍLICOS da ACUMULAÇÃO PRIMITIVA. Conquistaram a terra para a agricultura capitalista, incorporaram o solo ao capital e entregaram à indústria das cidades os braços dóceis de um proletariado sem LAR nem PÃO." (Karl Marx: A origem do capital; A acumulação primitiva. 54)

No sentido literal da palavra "TERRORISMO", foi a forma com que os grandes proprietários, e antigos senhores e novos burgueses, expulsaram cada aldeão livre de suas terras, privando-os de seus direitos, até mesmo o de se sustentar, criando uma classe de mendigos, ladrões e miseráveis nas cidades que estavam crescendo. Após esse processo, a procura por emprego assalariado aumenta de forma que só veio a beneficiar os capitalistas. Esses criaram com a ajuda do Estado, leis de "regulamentação" que só vieram ao encontro das vontades dos patrões e contra os trabalhadores.
Com isso podemos compreender o início da classe trabalhadora, sendo usurpada até hoje. Nos acostumamos com as mudanças das leis trabalhistas, como nos acostumamos com a troca das estações, pois eles possuem os meios de produção e nós possuímos a força de trabalho.

Ótima semana a todos, e não se esqueçam: "O trabalho edifica a alma" HAHAHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que seja produtivo! Maldito! hahaha