Mudei a proposta desse post, que originalmente tratava de uma pesquisa mais abrangente, relacionada à história/música. Com as determinadas relações entre elas, questões sociais e econômicas e etc. Enfim, vou focalizar no Blues, especificando mais as pesquisas e mantendo-me numa região de conforto. :)
Parte 1 - The Blues 20'/30'

Primeiramente é importante pensarmos no contexto aristocrata que condicionava os aspectos sociais e econômicos do sul dos Estados Unidos até meados do séc. XIX. O tráfico negreiro lotou essa região (que antes era colônia da Inglaterra) de escravos africanos que trabalhavam na agricultura, produzindo algodão, milho e tabaco, nos estados de Luisiana, Mississípi, Alabama e Geórgia. No início do séc. XIX, os negros vão viver uma época sombria de trabalhos forçados e opressão até mesmo cultural, no entanto algumas formas de resistência cultural são impostas. Começarão a cantar os "work songs", durante os longos dias de trabalho, conversando sobre o cotidiano, lamentando-se, comunicando-se em forma musicada. Também são criados os "spirituals", canções religiosas de lamentações. Tentavam canalizar a tristeza - no caso da língua inglesa, o termo "blues" também sugere tristeza - de forma artística, retratando suas dificuldades em forma de música, em forma de resistência cultural.
Em 1861 com a guerra civil - forte campanha do Norte contra o Sul no sentido de abolir a escravidão, que já era proibida - muitos dos negros vão acabar mortos, e após esse episódio ainda se dará a perseguição desses pelas sociedades secretas como a Klu Klux Klan. Mesmo com grandes dificuldades os negros, agora "livres" - não ignorem as aspas - vão começar a sair dos campos, procurando as cidades e melhores condições de vida - ilusórias, pois não há projetos sociais para a integração deles no mercado - e nessa época surgem os "Barelhouses" onde os primeiros Bluesmen apresentam-se com princípios de cordofones feitos de caixas de charutos (Cigar Box Guitars) e suas vozes fortes e marcantes.
Após a década de 20, esse êxodo rural aumenta e os negros batem em retirada em direção às grandes cidades em busca, novamente, de empregos, melhores condições de vida e melhor acesso à "tecnologia" material. São aprimorados seus instrumentos. Caixas vazias de charutos, caixas de madeira, latas de cookies, de
bolachas, de bolos, de óleo, pregos, madeira reutilizada, tábuas de lavar roupa... Viram
instrumentos musicais, através da criatividade e observação.

O blues então torna-se mais popular, desenvolvido tanto em suas formas de execução como no acesso aos instrumentos. Aparecem bandas e surgem os primeiros grandes nomes do blues norte-americano como Charley Patton, Robert Johnson, Son House, Willie Brown, Blind Willie Johnson, Sonny Boy Williamson...
Deixarei como sugestão para quem lê o blog - também é o meu favorito - que procure o trabalho de Son House. Um dos melhores na minha opinião.
Destaque para as músicas: Pearline, Death Letter e Motherless Children
Obrigado!
Legal man
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