Boa leitura
Gut
zu lesen
Хорошо читать
Good read
Labi lasīt

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Por que os ingleses foram viajar de navio e criaram os EUA?

     Para tratarmos da colonização dos Estados Unidos devemos primeiramente analisar as suas causas. Por que, ingleses saíram da Europa, atravessando o oceano Atlântico e enfrentando diversos riscos pra chegar ao então chamado “Novo Mundo”? O que essa colonização significou para a sociedade inglesa no século XVII? E em que contexto esse povo que emigrou para a América encontrava-se? Qual a realidade que estavam vivendo? É a partir dessas questões que devemos estudar a colonização norte americana.
      A Inglaterra estava passando por uma época de efervescência, tanto no campo ideológico como no econômico. Sucessões ao trono faziam com que houvesse agitações políticas e perseguições religiosas. A expansão marítima britânica e sua afirmação como potência mundial, deixava muita gente a mercê da própria sorte, na medida em que o desenvolvimento procedia de forma mais rápida do que o suprimento das necessidades do povo. O processo dos "cercamentos" também reduzia muito a proporção de terras disponíveis aos camponeses, causando um êxodo rural enorme. Não podemos esquecer das legislações "sanguinárias" da Europa, principalmente da Inglaterra, que castigava, punia e executava quem não estivesse trabalhando de acordo com os interesses do Estado.
Imagem ilustrativa da Colônia de Jamestown
     Antes do século XVII os ingleses já tinham se lançado ao mar e declarado a posse de terras norte americanas, no entanto não haviam ocupado essas terras. Não havia interesse em colonizar a America do Norte, então limitaram-se apenas na exploração. No final do século XVI, até tentaram estabelecer a colônia da Virgínia, mas devido à falta de alimentos e encontros hostis com os indígenas, as colônias fracassaram. Só em 1607, é fundada a colônia de Jamestown, a primeira a prosperar. Após Jamestown, haverá uma série de colônias que serão fundadas nas terras norte americanas, em contato com dificuldades climáticas, fome, doenças e com os nativos, pois aquelas terras já eram ocupadas, como aconteceu no Brasil.

    Porém, antes de falar sobre cada colônia, é importante saber que as expedições de povoamento e colonização, não foram financiadas pela Coroa Inglesa, e sim por companhias privadas, quase em qualidade de empresas, que tinham a permissão da corte, e levaram o povo a se aventurar em novas terras. Exemplos dessas companhias são, a Companhia de Londres e a Companhia de Plymouth.
    Mas pergunta-se: Por que esse fato é importante? Simples: Porque esse espírito de iniciativa privada, e essa vontade de correr atrás de novas oportunidades, tem tudo a ver com a ideologia religiosa e burguesa que surgiu do calvinismo, e tem tudo a ver com a formação do povo americano e com o futuro ideal estadunidense, que tem uma forte relação com o trabalho e a iniciativa do cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que seja produtivo! Maldito! hahaha