Boa leitura
Gut
zu lesen
Хорошо читать
Good read
Labi lasīt

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Whiskey in the Jar - A história por trás da jarra


Que a música, mundialmente conhecida como do Metallica, Whiskey in the Jar, na verdade não é do Metallica, quase todo mundo já sabe. Você não sabia? Então fique sabendo. A música já havia sido gravada nos anos 70 pelo Thin Lizzy, banda de rock n roll - ótima banda - da Irlanda. Sim da Irlanda. E é aí que vem o mais estranho (pra maioria das pessoas).

Como falamos da Irlanda, terra do folclore e da mitologia, devemos levar em conta que não é bem precisa a data da criação da música. Ela supostamente é BASEADA numa outra canção que segundo historiadores,  é tocada, ou interpretada desde o século XVII. Então já imagina-se a confusão por trás de tudo isso. Essa canção fala sobre um carinha, salteador, uma espécie de ladino, gatuno, malandrinho, rufião, enfim, que ataca um tal "Capitão Farrel" e lhe assalta. Esse Farrel - segundo as canções mais recentes - aparece para pegar o carinha e é assassinado por ele. Pela lenda, a mulher acaba o entregando, e após a traição ele é preso.

A música tem variações de estilo, ritmo, interpretações e até de letra. Segundo pesquisas, a letra e o contexto mudam conforme o LOCAL que foi colonizado pelos irlandeses. Por exemplo: Nos EUA, provavelmente em Boston, o capitão é algum Inglês. Consequentemente o irlandês é preso por matar um red-coat. Enfim, a música possui várias versões que valem a pena serem ouvidas e apreciadas! 

Vou deixar, para compararem, ou sei lá que diabos, algumas versões da música! Aproveitem.
                     
                                   Dubliners



                              Thin Lizzy



                               High Kings


                                 Johnny Logan




                                  Metallica



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que seja produtivo! Maldito! hahaha