Boa leitura
Gut
zu lesen
Хорошо читать
Good read
Labi lasīt

terça-feira, 24 de abril de 2012

SEXTO ERRO do BRASIL no PROCESSO MODERNIZADOR

SEXTO ERRO: ÊNFASE NAS EXPORTAÇÕES EM LUGAR DA CONSTRUÇÃO DE UM MERCADO INTERNO

Caracterização do erro: A engenharia das exportações.

Em vez de mudar a economia, reorganizando o setor agrícola para o mercado interno, dinamizando a indústria e utilizando de técnicas disponíveis, optou-se pela exportação para compensar a falta de demanda interna e pagamento das dívidas externas.
A crise financeira brasileira não é resultado de erros técnicos dos economistas, e sim de seus acertos, visando os objetivos errados. O exemplo disso é a ênfase nas exportações. O erro encontra-se nos objetivos desejados. O Brasil passa de pequeno exportador agrícola, para grande exportador industrial e isso não decorreu de excedentes disponíveis para exportação e sim de um equívoco bem sucedido. Se tornou grande exportador de alimentos, mas agravou os problemas sociais internos. Deu-se como grande exportador de produtos industrial, mas às custas de sacrifícios fiscais, política inflacionaria, em detrimento do setor social.
Escolhendo a exportação como futuro econômico, não foi levada em conta a realidade brasileira. Baseou-se em países exportadores com um longo histórico dessa atividade, que exportam o excedente após alimentarem sua população, porém não teve relação com a diferente realidade social do Brasil. Um exemplo disso é a exportação de frutas no sertão nordestino, em meio a uma imensidão de cidadãos com fome. Há preocupação em incentivar os exportadores antes no lugar de alimentar o povo.
Criou-se um eficiente sistema científico tecnológico para o setor agrícola para aumentar a produção (destinada ao exterior) sem um compromisso ético com as necessidades do país. Toda essa insistência na exportação, também tem um pé no passado do Brasil colônia. Sempre sendo visto como um meio positivo, o sistema de exportação torna-se obsessivo.
Como consequências, há novamente a inflação, o agravamento da fome e a ampliação do desemprego, resultando em mais empobrecimento.

4 comentários:

  1. Caraca teu, fui procurar alguma coisa para tentar dar uma estudada para a prova e achei o teu blog na primeira página da busca!! kkkk
    valeuu

    ResponderExcluir
  2. hahhaha pode crer velho! tem o NONO erro tbm mais pra baixo, o quinto também.

    ResponderExcluir
  3. só cuida, eu mudei o começo, é dividas EXTERNAS, tava internas haha, foi mal

    ResponderExcluir

Que seja produtivo! Maldito! hahaha